Casados há pouco mais de um ano, Otávio e Fernanda têm dois grandes sonhos: ter um filho e comprar um apartamento. Pensaram a respeito das melhores estratégias, mas por terem pouca experiência na área de finanças, surgiram muitas dúvidas. Decidiram então buscar ajuda em uma empresa de consultoria. Após uma pesquisa cuidadosa, escolheram a Consultex, uma companhia muito bem conceituada.
0
Bom dia, sejam bem-vindos a Consultex. Sou Paulo, serei o seu consultor.
Olá, Paulo! Tivemos boas recomendações de sua empresa. Estamos com muitas dúvidas a respeito do nosso planejamento financeiro.
Temos dois sonhos: ter um filho e comprar um apartamento. Mas precisamos descobrir como utilizar nossas receitas para isso.
Apesar de eu e Otávio termos ideias diferentes, achamos que a criação de um fundo de reserva pode nos ajudar muito. Paulo, você poderia nos dizer qual o primeiro passo para criar um fundo?
Conhecendo nossas receitas e despesas, poderemos traçar metas e montar as bases de um planejamento de fundo de reserva.
Muito bem, então vocês entendem por que é importante conhecer sua situação financeira! Gostaria de fazer algumas perguntas para traçar o seu perfil e conhecer mais a seu respeito.
2
Sem dúvida, Paulo. Para montarmos qualquer plano, primeiro precisamos saber qual é a nossa situação atual, não é mesmo?
É obvio que ganhar mais dinheiro e gastar mais nos ajudará.
É claro! Mas acho que é preciso fazer outra coisa antes, Paulo...
Fernanda, no seu lugar eu...
SITUAÇÃO 2
1
É verdade. Devemos nos lembrar de que planejamento é fundamental. Vamos voltar ao problema!
Paulo, acho que você está engando.
Se mantivermos nossos hábitos de consumo, não sairemos do lugar.
Existem alguns procedimentos básicos que podem ser sugeridos como possibilidade de solução. Esses procedimentos permitem acrescentar conhecimento e reforçam que práticas de vida saudável financeiramente constituem uma boa política. Observe-os: - conhecer sua situação patrimonial; - conhecer suas receitas e despesas; - realizar cortes em suas despesas; - sanear suas dívidas; - aumentar sua renda.
Otávio e Fernanda são inseguros, pois além de não ter certeza do que fazer com seu dinheiro, têm opiniões diferentes. O seu desafio é responder dúvidas e indicar o melhor caminho para a formação de um fundo de reserva, uma medida que auxiliará o casal na realização de seus sonhos. Boa sorte!
Vocês têm toda a razão, aumentar ativos e reduzir passivos é um pré-requisito para a formação de um fundo de reserva. Portanto, em primeiro lugar eu...

 

 GAMIFICATION FOR UNIVERSITY




Copyright © Orbitotal.com